terça-feira, 24 de novembro de 2015

4. Visualizando imagens 3D sem utilização de aparelhos

Uma vez que tenha seguido todo o roteiro indicado até aqui, chegou a hora de aprofundar um pouco mais no assunto e tentar visualizar o efeito tridimensional das imagens estéreas sem o uso de nenhum aparelho. 

Leia tudo aqui antes de tentar!!! 

Utilizando o estereograma mais abaixo, você deve focar sua visão na linha central que separa as duas imagens. Comece a cruzar suas retas visuais, ficando levemente vesgo e perceba que uma terceira imagem começa se formar exatamente entre as duas imagens originais. Quanto mais você se esforça para ficar vesgo maior vai ficando essa imagem central e você deve fazer isso até que essa imagem central fique com aproximadamente o mesmo tamanho das outras duas laterais. Quando isso acontecer, ainda mantendo seus olhos na mesma posição (ou seja, ainda vesgo) concentre-se para observar ao fundo essa terceira imagem que se formou. 

Se você tiver feito tudo corretamente, perceberá que esta imagem aparece tridimensionalmente. 

Ainda antes de tentar, assista o vídeo a seguir e entenda como executar o que foi proposto acima. (certifique-se que a qualidade de resolução esteja na melhor possível)


Observação:
Se não estiver conseguindo, inicialmente você pode tentar colocar um lápis entre as duas imagens e, focando sua visão no lápis, vim aproximando-o lentamente de seu nariz, percebendo ao fundo a formação da terceira imagem como mencionado e quando ela estiver aproximadamente do mesmo tamanho que as outras tente se concentrar nela sem mexer os olhos. Porém, recomendo que após algumas repetições retire o lápis e tente o procedimento inicialmente proposto. 
Se estiver em um computador, retire o ponteiro do mouse de perto das imagens, pois qualquer interferência pode dificultar essa visualização.

Agora chegou sua hora de tentar com o estereograma abaixo!!!


Repita o procedimento e tente algumas vezes, você perceberá que com o tempo fica cada vez mais fácil e divertido. (clique na imagem para ampliar)

Disponível em <http://img.ibxk.com.br/materias/12996/53036.jpg?w=1040> acesso em 04/2015.


Mais um exemplo interessante pra você testar: (clique na imagem para ampliar)

Disponível em <www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/nos3d.jpg> acesso em 05/2015.

Se você não conseguiu, tente conforme a observação acima. Caso tenha conseguido e percebido como isso pode ser estudado de uma forma muito tão interessante, sugiro que pesquise outros estereogramas na internet e teste o que aprendeu agora. Deixo aqui a indicação de dois sites onde você encontrará muitos estreogramas, cada um mais legal que o outro. 
São eles: 
https://www.flickr.com/photos/chippe3d/ e https://www.flickr.com/groups/62553512@N00/pool/

Espero que você tenha gostado dessa seção e deixo aqui uma proposta: 

Que tal você produzir algum estereograma e postar aqui? Assim, todos que acessarem este blog poderão ver sua contribuição e quem sabe até se interessar em construir também seus próprios estereogramas. Fico no aguardo.

2 comentários: