quinta-feira, 26 de novembro de 2015

1. Teste da Visão Binocular


1.1 Introdução histórica

O estudo sobre imagens tridimensionais começou em 1838, quando o cientista britânico Charles Wheatstone criou o estereoscópio, um equipamento bem simples mas que permitia a visualização de cenas tridimensionais a partir de estereogramas, que nada mais são que duas imagens de uma mesma cena com perspectivas ligeiramente diferentes e que quando direcionada individualmente para cada olho faz com que o cérebro tenha uma percepção tridimensional.

Abaixo temos uma foto dos estereoscópios e de um antigo estereograma. (clique na imagem para ampliar)
Figuras disponíveis em <www.tecmundo.com.br/historia/36759-a-revolucao-3d-comecou-em-1838-.html>. Acesso em 10/2014.
          
Estes estereogramas são bem interessantes e foram muito importantes para documentação e divulgação de fatos históricos, como guerras civis e paisagens famosas pelo mundo. Porém com a invenção do rádio e de outros meios mais modernos de comunicação, caíram em desuso.
            
Existem algumas formas de perceber a tridimensionalidade utilizando os estereogramas, e isto faz parte dos objetivos deste trabalho. Podemos fazê-lo utilizando um aparelho chamado estereoscópio (que logo mais você aprenderá a construir) ou até mesmo sem o uso de qualquer aparelho e você facilmente encontrará na internet um grande acervo de estereogramas.

Antes de continuarmos, você precisa entender que quando observamos um objeto estamos focalizando nossas retas visuais para um mesmo ponto. Assim, nosso cérebro consegue, baseado no angulo formado entre tais retas visuais, determinar a distância em que se encontra tal objeto e, consequentemente, em que posição este objeto está na dimensão da profundidade. Este processo se chama Estereopsia.

Para começar a entender como  tudo isso funciona temos que compreender como nosso cérebro percebe a dimensão da profundidade a partir da nossa visão binocular. Assim, você irá encontrar aqui uma série de passos e procedimentos que, de uma forma prática e divertida, lhe ajudará.


1.2 Teste da alternância com os olhos

Olhe para algum objeto, pequeno como uma fotografia ou um copo,  que esteja à uns 2 ou 3 metros de distância e estenda sua mão fechada e com o polegar levantado, colocando-o entre você e o objeto. Ainda focando em observar o objeto perceba que se formam duas imagens do seu polegar e que, por mais que se esforce para colocar o polegar em frente ao objeto, você continua enxergando o objeto. Agora, feche e abra alternadamente cada olho. Você percebeu que cada olho enxerga uma imagem levemente diferente? Hora o objeto está de um lado do polegar, hora ele estará do outro lado.

Explicação!!! 
Isso aconteceu pelo fato de termos 2 olhos frontais que estão deslocados lateralmente em torno de 10 centímetros. Cada olho recebe uma imagem de uma perspectiva levemente deslocada da outra e o cérebro junta as duas imagens fazendo com que você enxergue nitidamente, e por ordem de profundidade, os objetos. Assim, ao abrir e fechar alternadamente os olhos seu cérebro recebe apenas a imagem de cada olho por vez o que faz com que sejam percebidas imagens diferentes.

1.3 Teste da Visão Binocular e a Percepção de Profundidade

No vídeo abaixo apresento uma forma bem prática de testar a sua visão binocular. Após assistir ao vídeo, chame uma pessoa e reproduza o que foi proposto nele.

Foi justamente após o entendimento sobre cada olho enxergar uma imagem diferente que começou-se a pensar em situações que poderiam fazer com que, a partir de imagens bidimensionais, percebêssemos a dimensão da profundidade.

1.4 Conclusão

Para finalizarmos, gostaria que você refletisse sobre o assunto e respondesse nos comentários e de forma bem objetiva a seguinte questão: qual a condição obrigatória para que possamos enxergar vídeos e imagens 3D? 

Fico no aguardo do seu comentário e espero que tenha gostado.

8 comentários:

  1. Que tenhamos 2 olhos, pelo menos.

    ResponderExcluir
  2. Que tenhamos, pelo menos, dois olhos.

    ResponderExcluir
  3. pelo menos, que tenhamos 2 olhos!?

    ResponderExcluir
  4. enxergar com os dois olhos, e esses olhos receberem imagens diferentes

    ResponderExcluir
  5. Ter dois olhinhos e cada olho ter uma perspectiva levemente diferente .-.

    ResponderExcluir
  6. Ter dois olhinhos independente da cor deles e ter uma perspectiva levemente diferente :)

    ResponderExcluir
  7. Ter três olhos cada um vendo uma dimensão assim criasse uma imagem 3D, se fosse quatro era 4D, e assim sucessivamente. bjjss meus amores

    ResponderExcluir
  8. Para ter uma visão 3D é obrigatório que se tenha uma visão binocular, pois a tridimensionalidade depende da formação de duas imagens com perspectivas levemente diferentes.

    ResponderExcluir